quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Empreendedores aposta em inovação no mercado de leilões virtuais

Como inovar no mercado de leilões virtuais? Foi essa pergunta que um trio de jovens empreendedores paulistanos tentou responder com o site BondDedo. Daniel Viana Santos, 21 anos, acredita que o maior diferencial da página é o fato de que ninguém perde. “Qualquer pessoa que participa de um dos leilões pode utilizar os lances que fez como desconto para comprar o produto no próprio site”, afirma.

O site foi lançado ontem (8/8). Junto com seu irmão, Ricardo Viana Santos, 23 anos, e o amigo de infância Diego Pasetti, 22 anos, Daniel tenta se estabelecer em um universo que considera cheio de amadorismo e desconfiança. Para driblar esses dois problemas iniciais, o trio contratou a empresa europeia SoFtMedia para desenvolver a ferramenta de leilão utilizada no site, além de usar servidores localizados nos Estados Unidos para armazenar todos os dados. “O software já havia sido testado e avaliado e vinha com atualização e suporte 24 horas”, diz Daniel. “Escolhemos servidores americanos porque os brasileiros ainda não oferecem um bom suporte para esse tipo de serviço.”

Para superar a possível desconfiança dos usuários, contrataram os serviços de uma organização de leiloeiros, a Sfrazão, que irá auditar os leilões para garantir a autenticidade de todo o processo. O trio investiu R$ 500 mil de capital pessoal para desenvolver o site.

Como funciona
O BondDedo oferecerá três leilões por dia, com produtos eletrônicos como consoles de videogames, televisores e computadores. O primeiro deles será realizado no dia 17/8, com uma motocicleta Harley-Davidson. As ofertas são cadastradas alguns dias antes do começo do leilão e, nesse período, já é possível fazer lances. Quando o leilão começa, um cronômetro passa a medir intervalos de entre 15 e 30 segundos. A cada oferta, o relógio volta à contagem inicial. O usuário paga R$ 1 por cada lance.

Caso não haja nenhuma oferta em um desses curtos períodos, o último lance é declarado vencedor. Esse ganhador paga pelo produto 1 centavo por cada lance feito. Aqueles que não arrematarem o item terão a opção de utilizar o valor que investiram como desconto para comprar o mesmo produto.

Divulgação e faturamento
Para divulgar o site, o trio contratou uma agência especializada em mídias sociais e já criou contas em redes como Facebook e Twitter. O objetivo é alcançar 10 mil usuários cadastrados no sistema BondDedo.

Quanto ao faturamento, o trio espera ganhar com os descontos que não são utilizados pelos usuários, já que esses são validos apenas 24 horas depois do leilão. “Muitos acabam não ficando interessados em adquirir o produto, mesmo com o abatimento no valor”, diz Daniel. Nos três primeiros meses de funcionamento, os empresários esperam alcançar um faturamento de R$ 250 mil.

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