sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Como descubro qual é o melhor negócio para instalar em um determinado local?

É preciso avaliar as necessidades da população local, por meio de pesquisas, análises de oportunidades e estudos de geomarketing 

 Sou administradora e já ministrei cursos de empreendedorismo. Atualmente, tenho lido sobre franchising. Estou residindo há apenas um ano em um bairro de classe média alta no Distrito Federal - Lago Norte, em um setor de Centro de Atividades. É um setor bem pequeno, com poucas unidades residenciais. São prédios com apartamentos para no máximo duas pessoas, talvez com filhos crianças. O ganho salarial desses moradores é média de R$ 10 mil por casal, e a média da faixa etária é de 30 anos. A população é de aproximadamente 6.000 moradores. Tenho interesse em abrir um negócio nesse local. Apesar de já haver um shopping aqui, necessitamos de uma maior infraestrutura comercial para atender a esses moradores. Qual pode ser um bom negócio para ser criado ali?”
Ester Cabral


Cara Ester,
Vamos analisar por partes. Do ponto de vista técnico, é importante orientá-la para o que fazer antes de tomar a decisão de que negócio instalar nesta região. De forma macro, pelo breve perfil da região, sabemos que é uma população de classe A e relativamente jovem, com pessoas que com certeza têm pouco tempo, uma vez que trabalham e têm filhos pequenos ou na idade do ensino fundamental.

Negócios de prestação de serviço, como lavanderia, salão de beleza, clinica de estética e academia, seriam ramos com grandes chances de darem certo. Se pensarmos em atendimento às primeiras necessidades, talvez uma boa padaria ou um pequeno empório seriam vantajosos. Porém, antes de arriscar o seu capital, você deve fazer algo que vai embasar tecnicamente essa decisão: uma pesquisa com os moradores e um plano de negócio. Esses dois instrumentos vão permitir que você conheça melhor o perfil e os hábitos de consumo da população, identificar a quais produtos e serviços as pessoas já têm acesso e o que falta na região para atendê-los melhor.

A pesquisa é o que vai direcionar o plano de negócio. A partir da escolha do negócio – uma lavanderia, por exemplo –, você pode aplicar uma pesquisa do tipo "focus group" ou grupo de discussão para checar se esse realmente é o empreendimento a ser instalado. Pode ainda, nessa mesma pesquisa, identificar que tipos de negócio eles gostariam que houvesse na região.

Feita a pesquisa e identificados os tipos de negócios, o próximo passo é o plano de negócio ou business plan, instrumento que permite que você conheça melhor o mercado e a concorrência já instalada, as oportunidades e as ameaças externas e os pontos fortes e as fraquezas internas (análise SWOT) de um negócio desse tipo. O plano também dimensiona o investimento inicial, as projeções de faturamento, a rentabilidade do negócio, quanto ele vai precisar de capital de giro e o prazo de retorno desse investimento – tudo isso em um cenário de pelo menos cinco anos. Um bom plano de negócio deve prever também uma análise de riscos e um plano de contingência que meçam as probabilidades de esse negócio dar certo e o que pode inviabilizá-lo.

Ainda no período de elaboração do plano de negócios, recomenda-se utilizar uma ferramenta de geomarketing para mapear um lugar ideal de instalação do negócio, dentro de uma macrorregião, com base no índice de potencial de consumo da região. A ferramenta permite que a empresa conheça melhor o seu mercado e potencialize seu desempenho, por meio da adaptação do marketing-mix ao segmento de mercado identificado, e delimita geograficamente os locais de maior potencial de consumo de determinado produto ou serviço. O instrumento vai minimizar as chances de errar na escolha e potencializar o retorno do seu investimento.

*Ricardo Bomeny é diretor presidente da Associação Brasileira de Franchising

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